De acordo com os dados do Conselho Federal de Contabilidade, o Brasil possui 369.777 contadores ativos. Entre tantas opções, escolher o escritório de contabilidade se torna quase um dilema para muitos empresários.

Essa escolha precisa ser feita com atenção. Afinal, o contador é uma figura muito importante para o sucesso de um negócio. É ele quem cuidará das declarações de impostos, questões trabalhistas e também da saúde financeira da sua empresa.

Não sabe como escolher o escritório de contabilidade? Confira as dicas essenciais que separamos!

1- Entenda suas necessidades

O primeiro passo é olhar para as necessidades da sua empresa. Quais são suas maiores dificuldades? Você precisa de um escritório padrão que cuide da parte contábil e fiscal, ou também precisa de um apoio na parte financeira, por exemplo, para aprender a precificar seus produtos e serviços?

Há opções para todas as necessidades. Assim como os escritórios podem trabalhar de maneira tradicional ou online. E até com a mescla dos dois tipos de serviços.

2- Confira a competência técnica do escritório

Depois de entender o que você precisa, filtre por escritórios que tenham em seu portfólio de clientes, empresas do mesmo ramo e porte que o seu. Se o escritório contábil é focado em grandes corporações e você tem uma pequena empresa, dificilmente conseguirá tudo o que precisa com esse parceiro.

Analise quais são os serviços prestados pelo escritório e conheça quem são os contadores que cuidarão da sua empresa. Entenda se eles estão atualizados em setores estratégicos, como tributário e trabalhista, por exemplo.

Converse com os contadores sobre as questões que mais têm lhe preocupado e avalie as respostas oferecidas. Meça a profundidade técnica dos contadores e o quanto eles estão preparados para oferecer o que você precisa.

3- Confira quais empresas o escritório atende

Procurar entender as empresas que o escritório atende ajuda a analisar se ele é mais especializado em um nicho do que em outro.

O ideal é que os contadores tenham certa experiência com seu setor e porte. Especialmente caso sua área de atuação seja muito específica ou conte com normas técnicas e regulamentações diferenciadas.

Por exemplo: setor de saúde, prestadores de serviço, indústrias, condomínios, entre outros.

4- Veja se a empresa está registrada no CRC

É muito importante que o escritório esteja registrado e ativo no Conselho Regional de Contabilidade. Para isso, pesquise no site do CRC da sua região.

No site do CRC de São Paulo, por exemplo, você pode fazer essa pesquisa incluindo o número de registro do profissional. Que deve estar indicado nas publicidades ou outros documentos do escritório. Caso você não tenha esse dado, também poderá proceder a pesquisa a partir do nome do contador.

5- Avalie a localização

Contar com um escritório próximo da sua empresa é muito interessante. Embora com a tecnologia, seja possível ter acesso a serviços remotos, um contador da sua região entenderá os trâmites burocráticos específicos da sua cidade.

Por exemplo, se você deseja abrir uma nova empresa, é muito importante que o contador esteja antenado aos trâmites específicos da sua prefeitura (já que eles podem ser diferentes de município para município). Assim como as taxas podem mudar e até as exigências para alvarás.

Por isso, esse conhecimento local faz toda a diferença nos resultados e no serviço oferecido.

6- Entenda quais serão os relatórios e quantos encontros terá com o contador

Quais relatórios exatamente o contador lhe enviará? Quais serviços ele irá prestar? Que documentos você precisa enviar? Haverá reuniões com o contador para ele lhe explicar questões técnicas sobre sua empresa?

Todos esses pontos precisam ser elucidados antes de você assinar o contrato. Assim, saberá exatamente o que esperar e como essa parceria poderá, de fato, contribuir para o crescimento da sua empresa.

7- Analise o atendimento e o escritório em si

O atendimento é um ponto-chave. Entenda a capacidade do escritório de contabilidade em absorver uma nova conta e também o quão fácil é entrar em contato com os contadores. Afinal, você nunca saberá se alguma emergência irá acontecer e você precisará desse contato rápido.

Entenda quais são as formas de contato, o quão rápido e preciso é o retorno, se existem vários meios para contatar os contadores, entre outras questões.

Se o escritório for na sua cidade, faça uma visita. Avalie como é a estrutura, a quantidade de profissionais que trabalham para o número de empresas atendidas e como é o aparato tecnológico. Afinal, atualmente, a tecnologia é indispensável para os contadores.

8- Compare o custo-benefício

Quando for comparar diferentes opções, não avalie apenas o preço, mas sim o custo-benefício. Isso porque, muitas vezes, vale a pena pagar um pouco mais caro para ter acesso a serviços diferenciados, um atendimento melhor, ter acesso a especialistas na sua área e outros benefícios.

Esses “adicionais” podem fazer toda a diferença em relação aos resultados do seu negócio. Se você comparar apenas preço, poderá estar perdendo benefícios que seriam importantes para o crescimento da sua empresa.

9- Busque avaliações e indicações

Aproveite o poder da internet para entender qual foi a experiência de outras pessoas e empresas com o escritório de contabilidade em questão.

Use grupos nas redes sociais da sua cidade para perguntar, analise os comentários nas redes sociais e também os reviews no Google Meu Negócio.

Se você tem conhecidos com empresas na mesma área que a sua, peça indicações para eles de bons escritórios de contabilidade. E sempre questione o porquê da indicação, para ter certeza de que está em sintonia com suas exigências e expectativas.

10- Avalie o nível de tecnologia

A tecnologia é indispensável para os contadores atualmente. Diversos serviços e escriturações são feitos por meio de declarações eletrônicas, além de compartilhamento de arquivos via nuvem, por exemplo.

Esses pontos tornam o trabalho do contador mais ágil e preciso, assim como melhoram a comunicação entre o escritório de contabilidade e a sua empresa.

Por isso, verifique como é o nível de tecnologia, converse para saber como é feita a troca de documentação, a segurança dos servidores usados pelo escritório, entre outras questões essenciais.

Conclusão

Neste conteúdo, você viu que escolher um escritório de contabilidade requer bastante cuidado e atenção. Afinal, este será um parceiro importante para o crescimento e desenvolvimento do seu negócio.

É importante buscar um parceiro contábil que conheça o seu setor e esteja acostumado a lidar com empresas do seu porte. Além disso, verifique quesitos como tecnologia, atualização dos profissionais, atendimento e cordialidade e também o que, exatamente, o escritório irá lhe oferecer em termos de serviços.

Agora você já sabe como escolher o seu escritório de contabilidade? A Exacon é a sua parceira ideal. Trabalhamos com serviços contábeis e assessoria empresarial desde 1991, com uma infraestrutura moderna e equipes altamente capacitadas. Venha conversar conosco e entenda nossos diferenciais!

Recommended Posts