A gestão financeira é um ponto de suma importância para todas as empresas. E, nesse sentido, investir em uma auditoria contábil é capaz de verificar falhas, fraudes e outros problemas que podem trazer sérias consequências aos negócios.

Além disso, esse serviço oferece informações valiosas e confiáveis para os gestores. O que permite a tomada de decisão mais embasada e estratégica. Quer entender melhor e descobrir se a sua empresa precisa de uma auditoria contábil? Siga conosco!

O que é auditoria contábil?

A auditoria contábil é um processo que visa examinar minuciosamente os registros e documentos financeiros e contábeis de uma empresa.

O principal objetivo é identificar falhas de controle, de registros ou até fraudes e irregularidades na gestão.

Assim, o auditor contábil oferece ao gestor da empresa uma opinião segura e transparente sobre a realidade financeira do negócio. E, com isso, é mais fácil conhecer os problemas, causas e consequências e também pensar em medidas a serem implementadas para corrigir as questões levantadas.

Além dos registros contábeis, a equipe de auditoria irá analisar os dados financeiros, os procedimentos administrativos, técnicos e éticos, fazendo um levantamento completo das práticas internas da empresa.

Todas as empresas podem investir na auditoria contábil, das pequenas às multinacionais.

Pontos analisados

O principal ponto que a auditoria fará será comparar as demonstrações contábeis com a situação patrimonial, financeira e econômica da empresa. Para isso, são avaliadas as seguintes áreas:

  • administrativa, buscando reduzir a ineficiência, negligência, incapacidade e improbidade;
  • patrimonial, para melhorar o controle de bens, direitos e obrigações;
  • fiscal, garantindo o cumprimento de todas as obrigações fiscais e protegendo o patrimônio da empresa contra possíveis penalidades;
  • técnica, visando o ganho de eficiência nos serviços contábeis;
  • financeira, protegendo a empresa contra fraudes e gastos excessivos;
  • econômica, assegurando que os resultados econômicos tenham maior precisão;
  • ética, verificando a moralidade do ato praticado;
  • social, analisando a correta aplicação dos recursos para fins sociais e ambientais, certificando a confiabilidade dos dados.

Quem faz auditoria contábil?

A auditoria contábil deve ser feita por um profissional formado em Ciências Contábeis e com registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

É importante que o empresário acompanhe a auditoria e análise. Se a sua empresa já tiver um contador, ele poderá auxiliar no processo, disponibilizando as informações e a documentação necessária.

Por que fazer?

A principal vantagem que uma auditoria contábil apresenta é a possibilidade de ter uma visão detalhada sobre a realidade da sua empresa.

A partir dos resultados levantados, você terá poder de mudar as coisas, de forma estratégica. Além de evitar problemas com a fiscalização, pois toda a documentação contábil estará em ordem, bem como todas as transações financeiras.

A auditoria contábil, quando bem executada, permitirá que você encontre falhas no controle interno da sua empresa, possibilitando estudar novas estratégias e formas de ação. Otimizando seus resultados e melhorando a qualidade do serviço.

Minha empresa precisa de uma auditoria contábil?

A decisão em investir ou não na auditoria dependerá de cada gestor. Se você notou que seus processos internos não estão trazendo os resultados esperados ou se tem dúvidas em relação à precisão dos seus processos contábeis, o serviço pode ser bastante vantajoso.

Em alguns casos, os gestores têm dúvidas sobre o estado financeiro do negócio. Por exemplo, temendo que desvios de bens patrimoniais estejam sendo feitos ou de pagamentos indevidos. Nesse caso, a auditoria ajudará a esclarecer essas situações e permitir um controle mais preciso.

Ainda existem aquelas situações nas quais a auditoria contábil é obrigada pelo Fisco, com profissionais devidamente preparados para essa função. O ideal é não chegar nesse momento, optando pela auditoria antes dessa situação. A medida, geralmente, é imposta no caso de suspeitas de fraude ou irregularidades.

Como se faz auditoria contábil?

As auditorias devem seguir as normas brasileiras, com diretrizes comuns que devem ser seguidas por todos os auditores. De forma geral, são seguidas 6 etapas básicas.

Pesquisa ambiental

Esse é o reconhecimento inicial, quando o auditor começa a entender as operações e coleta informações sobre a empresa, além de consultar documentos relacionados ao setor em que o negócio atua.

Planejamento

A partir da coleta de dados e informações, o auditor irá escolher as estratégias mais eficientes e efetivas para a instituição. Ele irá especificar os procedimentos que serão necessários para obter as evidências. Isso pode incluir a aplicação de testes sobre os controles contábeis.

Controle interno

O sistema contábil e os controles contábeis são documentados detalhadamente. Cada um desses controles, então, é avaliado preliminarmente para determinar os pontos fortes e fracos do sistema, buscando encontrar brechas e possibilidades de melhoria.

Teste de observância

Também chamado de teste de controle, ele determina se tudo está sendo cumprido de acordo com as normas prescritas. Ou seja, avalia se os procedimentos internos estabelecidos funcionam e estão dentro das regras aplicáveis.

Teste substantivo

Agora, o auditor irá desenvolver e executar testes substantivos para assegurar a exatidão dos valores e das demais informações presentes nas demonstrações contábeis.

Parecer

É a etapa final, quando o auditor contábil irá avaliar os resultados nos testes e revisar as demonstrações contábeis e notas explicativas. A partir disso, oferecerá o parecer da auditoria, redigido de acordo com as normas da contabilidade brasileira.

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu o que é auditoria contábil e viu como ela é importante para empresas de todos os portes e setores.

O auditor contábil consegue oferecer um parecer claro sobre os procedimentos, a saúde financeira e a presença de fraudes ou erros nos processos contábeis do negócio.

Com isso, o gestor pode tomar medidas que visem resolver as questões, evitando problemas futuros com o Fisco ou até dificuldades financeiras.

Gostou de conhecer mais sobre a auditoria contábil? Precisa de um serviço como este na sua empresa? Entre em contato com o time de especialistas da Exacon e saiba como podemos ajudá-lo!

Recommended Posts