Abertura de empresa: como um escritório de contabilidade pode ajudar?

 

A abertura de empresa é, sem dúvida, um dos momentos que mais geram dúvidas nos empreendedores. Afinal, existe uma série de burocracias que precisam ser seguidas, além de decisões essenciais para o futuro do negócio, por exemplo o regime tributário e a natureza da nova empresa.

Nesses casos, o auxílio de um escritório contábil é essencial. Assim, o futuro gestor poderá contar com indicações especializadas e garantir o sucesso da sua empreitada.

Quer entender melhor como um escritório de contabilidade ajuda na abertura de empresa? Continue a leitura!

 

Abertura de empresa: quais as vantagens de contratar um escritório de contabilidade?

 

Muitas pessoas prestes a abrir uma empresa acreditam que podem dispensar a presença do contador nesse momento. E é aí que surgem erros capazes de influenciar totalmente no resultado do novo negócio.

Essas decisões erradas podem significar prejuízo em longo prazo, como a escolha de um regime tributário não condizente com seu faturamento, ou até correr riscos por ir contra à legislação. Veja as principais vantagens que um escritório de contabilidade traz no processo de abertura de empresa.

 

Natureza jurídica

 

A natureza jurídica diz respeito à classificação de cada negócio. É a partir dela que sua empresa será enquadrada em diferentes programas, fiscalizações, direitos e deveres, além de benefícios e exigências.

Por isso, definir corretamente a natureza jurídica é de suma importância. Essa escolha deverá considerar a forma como a empresa é gerida e os papéis de cada sócio nessa gestão (e não tem, necessariamente, relação com o porte da companhia).

Alguns tipos de natureza jurídica presentes na lei brasileira são:

1)    Empresário Individual (EI): o empreendedor é quem controla sozinho o seu negócio, como um autônomo. Não existe distinção entre os bens da companhia e do proprietário, assim a dívida da empresa poderá atingir os bens pessoais e vice-versa.

2)    Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): aqui o empreendedor também controla sozinho o negócio, mas há distinção entre o patrimônio da empresa e do empresário. Porém, o capital inicial para constituir uma EIRELI deve ser igual ou superior a 100 salários mínimos, exigência que não existe para o caso anterior.

3)    Sociedades: existem 9 tipos diferentes de sociedades, sendo que a Sociedade Limitada e a Sociedade Anônima são as mais comuns. No último caso, o capital da empresa é dividido em ações vendidas na Bolsa de Valores, assim, quanto mais ações um investidor possui, maior é a sua participação nas decisões do negócio. Já a Sociedade Limitada tem o capital da empresa dividido em cotas ao invés de ações e esses papéis também são negociados na bolsa. Quanto mais cotas o investidor possui, maior sua participação na empresa.

4)    Cooperativa: nesse caso, a empresa é composta por vários empreendedores (geralmente 20 ou mais) e todos são de natureza civil, ou seja, não possuem CNPJ. A gestão é feita democraticamente.

 

Regime tributário

 

Outro ponto em que o contador poderá lhe ajudar na abertura da empresa é na escolha do melhor regime tributário. Ele é o conjunto de leis que rege e indica todos os tributos que as empresas devem pagar ao governo. No Brasil, existem 3 principais tipos de regimes, que são:

1)    Simples Nacional: é um regime que oferece alíquotas menores e administração tributária simplificada, pois todos os impostos são pagos em uma só guia. Ele é destinado à empresas que faturam até R$4,8 milhões anuais e também é preciso seguir regras em relação à atividade da empresa, quadro de sócios etc.

2)    Lucro Presumido: é muito usado por prestadores de serviços como dentistas, médicos, economistas etc. Em geral, é mais indicado para negócios com lucro superior a 32% do faturamento bruto. A apuração do regime impacta no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e em outros impostos, e ele varia de acordo com cada atividade, sendo fixado pelo governo, independentemente da empresa ter tido lucro ou prejuízo no período.

3)    Lucro Real: é o regime mais usado por empresas de grande porte. Nessa modalidade, a empresa paga o IR e a contribuição social sobre a diferença positiva entre a receita das vendas e os gastos operacionais no período analisado. A vantagem é que, se a empresa apurar lucro, não precisará pagar impostos.

 

Documentação e burocracia para abertura de empresa

 

Para a abertura de empresa, geralmente os empresários precisam apresentar uma série de documentações e se dirigir a diversos locais. Em todos esses pontos, o contador lhe auxiliará, evitando perda de tempo e erros capazes de colocar a operação da sua empresa em risco.

Será preciso, por exemplo, confeccionar o contrato social – documento que formaliza a abertura da empresa e a sua constituição legal, regulando a relação dos sócios e definindo as circunstâncias da sociedade.

Ainda é fundamental conhecer os trâmites nos diferentes órgãos públicos, recolher taxas e gerar formulários, solicitar o cadastro e o alvará municipal, realizar o cadastro no CNPJ e na Receita Federal, entre outros.

Cada um desses passos necessitará de um conhecimento específico sobre a documentação, o tempo e as exigências. Por exemplo, o alvará municipal dependerá da escolha correta do ponto comercial, que deverá atender ao zoneamento da cidade, além da inspeção da vigilância sanitária e de outros órgãos, dependendo do que você produzirá ou venderá.

Com tantos documentos e burocracias, muitos gestores acabam cometendo pequenos erros e deslizes, o que acaba atrasando ainda mais a abertura da sua empresa, causando dores de cabeça e transtornos.

Um contador experiente já saberá todas as exigências, documentações e burocracias, além de conhecer bem os trâmites municipais, acelerando o processo e evitando incongruências.

 

Proximidade

 

Além de todas essas vantagens, a proximidade com o escritório contábil também é um ponto positivo para o futuro gestor. Afinal, você terá um especialista que poderá lhe ajudar tirando todas as dúvidas tanto sobre a abertura da empresa como o funcionamento dela.

Hoje a contabilidade gerencial está sendo muito procurada. Ela não está focada apenas no cumprimento das obrigações legais, mas também oferece uma série de dados e informações contábeis e financeiras aos empresários que podem basear suas decisões nesses itens e, assim, gerenciar de maneira mais precisa seus negócios.

 

Como escolher o escritório contábil para abertura de empresa?

 

Já está convencido da importância de contar com um escritório contábil na abertura de empresa? Para escolher o parceiro certo, é indispensável se atentar a alguns pontos, como:

  • a experiência do escritório na área de atuação da sua empresa;
  • o nível de tecnologia do escritório de contabilidade;
  • a experiência e formação dos profissionais;
  • a capacidade do escritório em atender mais uma nova conta;
  • a experiência dos outros clientes com o escritório em questão;
  • os serviços oferecidos;
  • a proximidade com as empresas atendidas.

Neste conteúdo, você viu que a abertura de empresa é um momento que merece bastante atenção, pois há uma série de decisões e trâmites burocráticos essenciais que precisam ser considerados. Um bom escritório contábil pode lhe ajudar em vários desses pontos, trazendo mais segurança ao empreendedor e solidez no novo negócio.

Gostou das nossas dicas? Curta a nossa página no Facebook e receba mais dicas interessantes como essa!

 

Recommended Posts